RIO DE JANEIRO (Reuters) – A estatal brasileira de petróleo Petrobras nomeou um novo “supergerente”, Wagner Viktor, encarregado de aumentar os gastos de capital para atender às demandas do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, disseram fontes.
Lula acredita que a Petrobras é um motor de criação e desenvolvimento de empregos, mas a empresa enfrentou obstáculos em investimentos no último ano devido a dificuldades relacionadas a licenças ambientais e fornecedores.
Duas fontes familiarizadas com o assunto disseram que Victor supervisionará e coordenará o plano de investimento de 102 mil milhões de dólares para o período de 2024 a 2028. Esse montante deverá totalizar 18,5 mil milhões de dólares este ano, principalmente em exploração e produção.
A Petrobras não respondeu a um pedido de comentário.
As fontes, que falaram sob condição de anonimato, acrescentaram que a empresa criou o cargo para ajudar a transformar a empresa em um motor da economia brasileira, mantendo a lucratividade.
A nomeação de Victor ocorre depois que Magda Chamberillard assumiu a presidência da empresa em maio passado, comprometendo-se a acelerar os investimentos da empresa, em linha com os desejos de Lula.
Victor, que passou 37 anos na Petrobras, era visto como alguém capaz de unir a gestão das diversas áreas da empresa, agilizando os procedimentos internos, disse uma das fontes.
No ano passado, a Petrobras investiu US$ 12,7 bilhões, cerca de 21% menos do que o planejado.
A nomeação de Victor faz parte de uma reorganização mais ampla, com Chamberillard substituindo vários diretores e dirigentes desde que assumiu o cargo.
Victor também supervisionará a produção do campo de petróleo do pré-sal de Búzios, na Bacia de Santos. Até 2028, a produção poderá ser quadruplicada, disse a empresa. Em junho, o campo produziu 874,8 mil barris de óleo equivalente por dia.
subscrição aqui.
Elaborado por Rodrigo Vega Jair; Edição de Stephanie Eschenbacher, Fabio Teixeira e Jonathan Oatis
Nossos padrões: Princípios de confiança da Thomson Reuters.