A economia brasileira cresceu 2,5 por cento no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Comparativamente ao último trimestre de 2023, o PIB, que inclui o total de todos os bens e serviços produzidos no país, aumentou 0,8 por cento.
Nos últimos 12 meses, a economia do país cresceu 2,5 por cento. Os números foram divulgados nesta terça-feira (4 de junho) pelo órgão governamental de estatísticas IBGE. Em valores atuais, o PIB do Brasil é de R$ 2,7 trilhões.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o aumento do PIB:
O presidente disse: “O PIB avançou no primeiro trimestre deste ano, impulsionado pelo aumento do consumo das famílias e dos serviços”.
“Há outra boa notícia, segundo o FMI [International Monetary Fund] A expectativa é que o Brasil passe para o oitavo lugar no ranking do PIB global. “Esta é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, acrescentou Lula na sua página pessoal na rede social X.
Num comunicado, o Ministério das Finanças atribuiu os resultados trimestrais ao crescimento superior ao esperado do produto interno bruto do sector dos serviços, impulsionado pelo aumento dos rendimentos, privilégios de crédito e reembolso de dívidas ordenadas judicialmente. O comunicado refere que “os resultados superaram as expectativas médias do mercado e são consistentes com as expectativas da Secretaria de Política Económica”.
Fonte: Agência Brasil